Operações de aproximação por instrumentos:
Aproximação para pouso na qual são utilizados instrumentos como guia de navegação baseados em um procedimento de aproximação por instrumentos. Há dois métodos para a execução de operações de aproximação por instrumentos, a saber:
Operação de aproximação por instrumentos bidimensional (2D)
Operação na qual se utiliza apenas guia de navegação lateral, ou seja, os instrumentos são capazes de indicar direções que devem ser seguidas, sem indicação da trajetória vertical que deverá ser seguida na aproximação final. Ex: Procedimento NDB, VOR, LOC ou RNAV sem guia vertical.
Operação de aproximação por instrumentos tridimensional (3D)
Operação na qual se utiliza guia de navegação lateral e vertical, ou seja, além da informação do rumo que a aeronave deve voar, haverá informação de uma trajetória vertical ao longo da qual a aeronave deve seguir na aproximação final. Ex.: ILS, RNAV com guia vertical, GLS, PAR.
Nota: Guia de navegação lateral e vertical referem-se às guias proporcionadas por:
a) Um auxílio terrestre à navegação (NDB, VOR, LOC, ILS etc.), ou seja, podem ser apresentadas em procedimento convencional;
b) Dados de navegação gerados por um computador a partir de: auxílios terrestres, com base espacial (GNSS), navegação autônoma (Inercial) ou uma combinação dos mesmos, ou seja, guias apresentadas em procedimentos com base em navegação de área (RNAV).
1a. Parte (Piloto Privado)
https://books.apple.com/br/book/navega%C3%A7%C3%A3o-a%C3%A9rea-descomplicada-1a-parte/id1171808644
2a. parte de Ivanelson Lobato (Piloto Comercial e Voo por Instrumentos)
https://books.apple.com/br/book/navega%C3%A7%C3%A3o-a%C3%A9rea-descomplicada-2a-parte/id1097162168
Curso completo (melhor custo benefício):
https://itunes.apple.com/br/book/navegacao-aerea-descomplicada/id1176755357?mt=11