Olá, todos!
O propósito deste post é chamar atenção para uma impropriedade cometida pela ANAC e difundida por alguns professores de navegação aérea.
Uma questão simples típica do exame da ANAC: Se em Greenwich são 1300, qual a Hora Legal na longitude 035ºW?
A matemática é simples: dividimos a diferença de longitude entra as duas localidades por 15 e analisamos o resto da divisão. Neste caso temos 35/15=2 e o resto é 5º. Como o resto é menor que 7º30’, utilizamos o valor 2 para estabelecer a diferença horária (caso fosse maior que 7º30’ deveríamos somar uma unidade ao resultado da divisão). Assim, teríamos como resposta duas horas a menos em relação a Greenwich, considerando-se que estamos a oeste daquele meridiano e teríamos como resposta 1100.
Ocorre, meus caros, que está longitude que informei é exatamente a da cidade em que moro (Natal/RN) e a Hora Legal aqui, quando em Greenwich são 1300, é 1000.
Então onde está o problema? Na terminologia utilizada pela ANAC. Hora Legal, por definição, é a hora adotada por determinado Estado. Cada país tem autonomia para definir que hora adotará no seu território ou em parte dele. Um exemplo disso é o Horário Brasileiro de Verão. Quando o HBV está em voga, a hora de alguns estados do Brasil é alterada por força de Lei e aquele cálculo baseado em longitude ficaria alterado em relação a uma época em que não haja vigência do Horário de Verão.
Em vez de Hora Legal, a pergunta deveria ser qual o Tempo de Fuso (ou Hora da Zona). O Tempo de Fuso é a Hora Local de um meridiano central (múltiplo de 15) utilizado nos limites de uma faixa que tem um meridiano múltiplo de 15 no seu centro.
Teoricamente não há como calcular a Hora Legal, visto que esta depende de Leis e não de variação de longitude.
Entretanto, digo a meus alunos que procedam conforme exemplificado no início deste post, pois quando a ANAC pergunta qual a Hora Legal, quer saber qual o Tempo de Fuso.
Já fiz uma manifestação formal à ANAC e espero que esse conceito seja revisto.
Para mais detalhes…
Navegação Aérea Descomplicada 1a. Parte
E se tiver interesse em um curso completíssimo com aulas super didáticas e com exercícios resolvidos ao final de cada aula, lhe convido a visitar nossa página http://www.navaereadescomplicada.com.br
Para saber mais:
Disponíveis também em Ibook para usuários de dispositivos IOS (Ipad, Iphone, Ipod, Mac Mini, Imac, Macbook) nos seguintes links:
1a. Parte (Piloto Privado)
https://books.apple.com/br/book/navega%C3%A7%C3%A3o-a%C3%A9rea-descomplicada-1a-parte/id1171808644
2a. parte de Ivanelson Lobato (Piloto Comercial e Voo por Instrumentos)
https://books.apple.com/br/book/navega%C3%A7%C3%A3o-a%C3%A9rea-descomplicada-2a-parte/id1097162168
Curso completo (melhor custo benefício):
https://itunes.apple.com/br/book/navegacao-aerea-descomplicada/id1176755357?mt=11
Nenhum comentário:
Postar um comentário