sábado, 15 de novembro de 2014

Altitude X Nível de Cruzeiro X Nível de Voo

          Todos sabemos que a aeronave fará a mudança de QNH para QNE quando passar pela altitude de transição durante a subida e mudará o altímetro de QNE para QNH quando passar pelo nível de transição durante a descida.
          Mas quando uma aeronave deve reportar sua posição vertical em termos de altitude e quando deve fazê-lo informando o nível?
          A informação será em altitude se a aeronave estiver na altitude de transição ou abaixo dela e  será em nível caso esteja acima da altitude de transição. 
          Mas se a aeronave estiver voando na camada de transição não poderá expressar sua posição vertical em termos de nível de voo, pois o primeiro nível de voo disponível é o nível de transição. Mas afinal se não informar altitude nem nível de voo, o que deverá informar? A resposta é: nível de cruzeiro.
          Vamos ilustrar com um exemplo: imagine que numa localidade a altitude de transição é 3000FT e o nível de transição (que é determinado em função do valor do QNH no aeródromo) é FL050 e uma aeronave pretende voar a 4500FT. Então não deverá reportar sua posição vertical em termos de altitude nem em nível de voo, mas usará a expressão nível de cruzeiro 045.
Transcrevendo as definições da ICA 100-37, temos:

NÍVEL
Termo genérico referente à posição vertical de uma aeronave em voo, que
significa, indistintamente, altura, altitude ou nível de voo.

NÍVEL DE CRUZEIRO: Nível que se mantém durante uma etapa considerável do voo.

NÍVEL DE TRANSIÇÃO: Nível de voo mais baixo disponível para uso, acima da altitude de transição.

NÍVEL DE VOO: Superfície de pressão atmosférica constante, relacionada com uma determinada
referência de pressão, 1013.2 hectopascais, e que está separada de outras superfícies análogas
por determinados intervalos de pressão.
          Se o nível de transição é o nível de voo mais baixo, não haverá nível de voo menor que ele, por isso dizemos que a posição vertical da aeronave deve ser dita nível de cruzeiro.
Todo nível de voo pode ser um nível de cruzeiro, mas nem todo nível de cruzeiro será um nível de voo.

Conclusão: Se uma aeronave vai voar num nível de voo, este será também seu nível de cruzeiro, mas se voar um nível de cruzeiro abaixo do nível de transição, não estará voando um nível de voo.



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